Quem somos

Nascemos, inicialmente, apenas como Escola, mas, naturalmente, vimos que queríamos e poderíamos muito mais! Então nos tornamos: 

As Pensadoras - Escola, Comunidade e Editora.

 

A Escola

A Escola nasceu de um curso intitulado “As Pensadoras”, que tinha como objetivo principal estudar os feminismos presentes nas teorias que produzimos. A proposta avançou e começamos a propor estudos sobre o pensamento de mulheres invisibilizadas e desconhecidas na história do pensamento humano. Assim, em março de 2020, oferecemos um curso de estudos feministas, e nos transformamos numa Escola de Formação.

É estruturada virtualmente e tem como objetivo oferecer formação feminista e estudo do pensamento de mulheres, guiados por mulheres intelectuais, através de cursos complementares e com certificação própria. 

Trabalha com uma proposta de pedagogia feminista, cuja prática estabelece o diálogo interdisciplinar comunitário e promove a formação de pensamento emancipatório. Apresenta uma agenda democrática com cursos de curta, média e longa duração, oferecendo um currículo cuja concepção é emancipadora, feminista e plural. 

Os cursos são ministrados por um corpo docente qualificado e representativo. Nossas professoras vêm de todos os lugares, de universidades reconhecidas e valorizadas pela sua capacidade de produção ética de conhecimento. Mais de sete mil alunas passaram pela Escola em 2020, que acolheu cursistas de 14 países.

As nossas consultoras são mulheres, pesquisadoras e professoras, vinculadas a diversas universidades, que estudam mulheres e militam dentro da teoria feminista plural.

As nossas cursistas vêm de diferentes áreas do conhecimento e de atuações profissionais, apresentando perfis bastante plurais e interdisciplinares. Em comum, buscam conhecer ou aprofundar o conhecimento acerca do pensamento de mulheres pensadoras e de teorias feministas que seguem marginalizadas em nossos campos de conhecimento. O único pré requisito para participar de nossas ações é o interesse por esses temas.

 

A Comunidade

Em pouco tempo desde sua criação, a Escola "As Pensadoras" já mobilizou milhares de mulheres de diversos países a aprofundarem o conhecimento sobre os feminismos e a ampliarem as referências femininas no universo intelectual, das artes, das ciências, da filosofia, da música, cujo pensamento  das mulheres foi invisibilizado pela história oficial. 

Nesse sentido, o de dar ainda mais visibilidade a esse intelectualismo das mulheres, foi criada a 'Comunidade'. "Sempre estivemos atentas às cursistas, às demandas e aos anseios que surgiam em aulas e entendemos a importância da abertura deste espaço. A partir disso, pensamos em uma forma de congregar as mulheres, disponibilizando ainda mais conteúdos e ampliando a consciência do maior número de pessoas possível, mulheres e homens. Acreditamos que o despertar feminista só vai ser feito de forma coletiva e solidária. E o feminismo é o que temos, de forma prática,  para combater as violências praticadas contra mulheres a partir da cultura e do pensamento do machismo, aliada ao racismo, para nossa emancipação e para a luta por igualdade de gêneros nos espaços de educação. Nossa Comunidade é um espaço plural, coletivo e interdisciplinar que não abre mão da luta antipatriarcal e antirracista", destaca a Profa. Dra. Rita Machado, idealizadora e coordenadora da Escola.  

Pela Comunidade, são oportunizadas atividades exclusivas, voltadas à qualificação do trabalho intelectual das mulheres, como workshops, grupos de estudo, palestras, fóruns de discussão, entre outros. Além de descontos em atividades e livraria da Escola, acesso ao clipping semanal de notícias/artigos sobre feminismos e outras oportunidades que são constantemente divulgadas. Essa participação amplia nossa visão de futuro, fortalecendo nossas pautas comuns e apoiando uma às outras de forma afetuosa.

Interessadas em participar da Comunidade d’As Pensadoras podem realizar a inscrição no link QUERO FAZER PARTE!

 

A Editora

Também criada em 2020, a editora se apresenta favorável ao redimensionamento do papel social de agentes estratégicos: de autor/autora a leitor/leitora, incluindo editoras, distribuidoras e livrarias neste movimento. Assim, alinhada com o mercado editorial independente, As Pensadoras Editora apoia a propriedade intelectual fortalecida.

Assim, foi lançada a publicação do volume 1 da coleção d'As Pensadoras, primeiro projeto da editora independente, apresentando o pensamento teórico-prático de mulheres, da base conceitual à espinha dorsal do pensamento contemporâneo. 

A publicação reúne 10 autoras que analisam o pensamento de Hanna Arendt, Adriana Cavarero, Seyla Benhabib, Margaret Cavendish, Simone de Beauvoir, Angela Davis, María Lugones, Silvia Rivera Cusicanqui e Lélia Gonzales. Os artigos revelam a importância e a real possibilidade de se inaugurar um cânone filosófico feminista de longo alcance, a começar por esta obra. 

Por apresentar modos próprios de operação, propõe a revisão de processos produtivos e oferece às autoras participação diferenciada nos rendimentos, com base na economia colaborativa.

 

Desejamos um mundo melhor, com equidade de gênero, e entendemos que a formação intelectual das mulheres é fundamental para a diminuição abismal da desigualdade de gênero nas diferentes áreas de conhecimento e na sociedade. As Pensadoras se apresenta como um espaço de fortalecimento e aliança intelectual entre mulheres e pretende fortalecer os espaços públicos de formação das mulheres para construir uma universidade feminista plural.

 

Vem com a gente, vem ser uma PENSADORA!

A EQUIPE

Joseani Reinheimer

Assessoria de Comunicação

Joseani Reinheimer é mestre em Ciências Humanas, especializada em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e em Assessoria de Comunicação e Marketing, bacharel em Comunicação Social ? Jornalismo e licenciada em História. Possui experiência em jornalismo em televisão, rádio, impresso, revista e online. Também atuou com Assessoria de Imprensa, ministrando palestras motivacionais e oratória. Contato: comunicacao@aspensadoras.com.br

Rita de Cássia Machado

Coordenadora do Projeto

Rita de Cássia Fraga Machado é a idealizadora e coordenadora do projeto d" As a Escola As Pensadoras. Professora de Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus Tefé. É Sub-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Tefé (PPGED/UEA). Também é membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Tem diversas produções nos Estudos Feministas, Mulheres e Educação e na Filosofia Feminista. Contato:coordenacao@aspensadoras.com.br

Larissa Mundim

Coordenadora editorial

Larissa Mundim é coordenadora editorial da editora As Pensadoras. Escritora, editora e jornalista graduada pela UFG, com pós-graduação em Arte Contemporânea pela mesma instituição. Idealizadora da e-centrica.org (2015), fundadora da Casa da Cultura Digital (2003) e da NegaLilu Editora (2013). Atualmente, integra a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. Tem quatro livros publicados: Sem Palavras (2013), Agora eu te amo (2014), Operação Kamikaze (2015) e faz rs (2016). Pela NegaLilu Editora, é responsável pela coordenação editorial de mais de 30 livros, em formato físico e eletrônico. Contato:editora@aspensadoras.com.br

Drica Madeira

Equipe Pedagógica

Drica Madeira, mulher, mãe, feminista, atualmente, doutoranda em Ciência da Literatura na UFRJ sob orientação da professora Beatriz Resende e coorientação da professora Heloisa Buarque de Hollanda. Formada em Letras Português Literatura pela UCP ? Petrópolis, com mestrado em Direito pela mesma Universidade. Entre 2007 e 2015 participou da implementação e coordenou o Centro de Referência e atendimento à Mulher de Petrópolis (CRAM ? Tia Alice) e foi coordenadora executiva da Superintendência de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro (SEDH-RJ). Em 2019, publicou o livro ?Maria da Penha: entre a teoria e a prática? (Editora Literar, 2019)

Paloma Figueiredo

Estagiária

Graduanda em Cinema e Audiovisual da Universidade São Judas. Contato:comunidade@aspensadoras.com.br