APRESENTAÇÃO DO MINICURSO


Este minicurso pretende discutir de que forma as idealizações de amor romântico e famílias estão implicadas nas violências de gênero, em suas diversas manifestações, a saber: maus-tratos emocionais, oitava jornada de trabalho, micro machismos, violência "benévola", violência moral e patrimonial, além dos feminicídios. A partir do aprofundamento teórico dos referidos conceitos, apresentaremos as estatísticas brasileiras recentes sobre os índices de violência contra mulheres e crianças, ressaltando a importância do papel da escola e da formação docente para uma educação pautada na equidade de gênero e nos direitos humanos fundamentais. 

MINISTRANTE

Jane Felipe

Professora

Professora titular aposentada da FACED/UFRGS (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atua no PPGEDU/FACED/UFRGS, na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, no eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade. Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela UFRJ, mestrado em Educação pela UFF/Niterói/RJ, doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado na área de Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona. Integra o GEERGE - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - e o GEIN - Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias - sendo uma de suas fundadoras. Participa ainda do NUDES - Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades - da UERJ/FEBF. Coordenou a pesquisa internacional intitulada "Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte", com financiamento do CNPq e atualmente coordena a pesquisa intitulada "Ignorar para acobertar ou informar para proteger? Scripts de gênero e sexualidade na prevenção das violências contra crianças. Em março de 2018 ganhou o Prêmio Menção Honrosa Sueli Carneiro em reconhecimento ao ativismo e à pesquisa realizados nos campos dos estudos de gênero e sexualidade e de raça/etnia.

Aula 1 - Idealizações de amor romântico e famílias.

Aula 2 - Maus-tratos emocionais, violência “benévola” e micro machismos:   como identificar e prevenir.

Objetivos: 

- Apresentar e discutir as estatísticas recentes em torno da violência contra as mulheres e crianças no Brasil;

- Analisar as interfaces da violência com as concepções idealizadas de amor romântico e família;

- Aprofundar as discussões sobre os conceitos de scripts de gênero, maus-tratos emocionais, violência benévola e micro machismos.