O objetivo do curso é traçar um panorama histórico da formação da teologia feminista, conhecer brevemente as hermenêuticas propostas por algumas
vertentes da teologia feminista e abordar textos bíblicos a partir dos conhecimentos construídos para lançar um novo olhar sobre as tradições bíblicas.

MINISTRANTE

Carolina Bezerra de Souza

Professora

Dra. Carolina Bezerra de Souza é professora de Novo Testamento e Teologia Feminista na Faculdades EST. Pós-doutora em Teologia Bíblica Feminista pela Faculdades EST, doutora e mestra em Ciências da Religião pela PUC Goiás, bacharela em teologia pelo STBSB, Engenheira Eletricista pela UnB.

Aula 1: Teologia e Teologia Feminista: História, Metodologias e desdobramentos


Conteúdo programático:

Surgimento da teologia feminista. Diálogo com os movimentos feministas e de libertação. Metodologia Teológica Feminista.

Objetivos:

Oferecer um panorama do desenvolvimento histórico da teologia feminista e suas principais linhas de atuação, assim como as metodologias e categorias utilizadas: gênero, patriarcado, desconstrução-reconstrução.

 

Aula 2: Hermenêuticas Feministas


Conteúdo programático:

Hermenêuticas feministas


Objetivos:

Discutir os principais aspectos dos conjuntos hermenêuticos das Teologias feministas.
 

Aula 3: Abordagem de Textos Bíblicos


Conteúdo programático:

Discussão de textos libertadores e opressores do Antigo e do Novo Testamentos. Leitura Popular da Bíblia.

Objetivos:

Desconstruir as tradicionais abordagens de textos bíblicos. Conhecer e aplicar a hermenêutica bíblica feminista em textos bíblicos. Conhecer formas de utilizar esses textos para libertação e conscientização de mulheres.

 

CURRICULO LATTES CAROLINA DE SOUZA