APRESENTAÇÃO DO MINICURSO 

A Teologia Feminista nasce inspirada pelo movimento feminista, ou seja, nasce do momento em que algumas mulheres interessadas pelo feminismo e militando na causa feminista percebem o quanto especialmente as religiões de corte monoteísta como o cristianismo, o islamismo e o judaísmo, o quanto essas religiões fundamentam.

A ementa completa será disponibilizada após a efeticação da matrícula.

MINISTRANTE

Marga Janete Ströher

Professora

É mestre e doutora em Teologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST de São Leopoldo/RS, com graduação incompleta em Filosofia pelo UNILASALLE. Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Direitos Humanos (em andamento) pela Escola Nacional de Administração Pública/ENAP (em andamento). A pesquisa e a atuação acadêmica caracterizam-se pela interdisciplinaridade e transversalidade e situam-se na linha de hermenêutica, filosofia antiga, história da filosofia, filosofia intercultural, epistemologia feminista, relações de gênero, estudos culturais, educação, história da ciência, direitos humanos, políticas públicas e diversidade na interface com estudos da religião. Projetos de pesquisa concluídos: "O papel da religião e do discurso religioso na produção e na reprodução da violência sexista e a desconstrução do discurso e dos símbolos religiosos para a superação da violência" (CNPq); O papel da religião na produção e na reprodução da violência sexista e a questão dos direitos humanos das mulheres (FAPERGS), "Religião, Poder e Direitos Humanos - Uma abordagem de gênero e etnia em comunidades quilombolas" (CNPq). Atuou como professora na Faculdades EST, de 2002-2010, nos cursos de Teologia e Musicoterapia, e na Escola da Previdência Social junto à Coordenação-Geral de Educação Continuada da Administração Central do INSS, em Brasília, de 2010 a 2011. Atualmente é Assessora da Assessoria de Direitos Humanos e Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e tutora da UNB no curso de Prevenção de Uso de Drogas para Professores de Escolas Públicas (convênio UNB-Prodequi, MEC e Senasp).

MEDIAÇÃO

Nivia Ivette Núñez de la Paz

Professora

É pós-doutora em Teologia Sistemática (2015-2017) pela Faculdades EST, São Leopoldo (RS), com o Projeto "Em defesa da vida: da violência de gênero para relações humanizadas", bolsa PNPD/CAPES. Doutora (2008) e Mestra (2004) em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo (RS). Licenciada em Teologia (2001) pelo Seminário Evangélico de Teologia, Matanzas, Cuba. Bacharelado em Filosofia (2015-2019) pela SINAL - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Rio Branco, Acre. Professora do Mestrado em Educação e Diretora de Tese da Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI e da Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO. Miembro de la Escuela Internacional de Filosofia Intercultural ? EIFI, Barcelona/España. É membro do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero e Violências (REGEVI) da Faculdade UNIDA de Vitória/Brasil e do Grupo de Investigación Formación, Interculturalidad e Innovación en Educación, UNINI-México e do Grupo de Pesquisa de Teologia Pública, da Pontifícia Universidade Católica, PUC - Curitiba/Brasil. Suas Áreas de Pesquisa e atuação são: Feminismos, Teologia, Filosofia, Violência contra as mulheres, Educação Popular, Interculturalidade, Ética e Direitos Humanos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3269216996688630.

PLANOS DE AULAS

Aula 1: Teologia Feminista ? Surgimento e Conceitos

Conteúdo programático: os primeiros passos da teologia feminista, bases filosóficas e epistemológicas e principais conceitos e metodologias, as precursoras em contexto mundial, brasileiro e latino-americano.

Aula 2: Hermenêutica bíblica na perspectiva feminista

Conteúdo programático: experiência como critério hermenêutico, hermenêutica feminista, pressupostos e propostas de uma hermenêutica feminista.

Aula 3: Teologia Feminista ? Temas e perspectivas

Conteúdo programático: teologia e corporeidade, ecofeminismo, linguagem inclusiva e linguagem sobre Deus, eclesiologia, violência religiosa.