OFICINA DE POESIA: MULHERES POÊMICAS EM VERSO E PROSA

Dias 02 e 16 de outubro, das 16:00h às 18:00h

 

O objetivo de nosso projeto de oficina é inspirar e despertar o fogo artístico nas participantes por poesias, seja em verso ou prosa. Pretendemos expor algumas características que compõe um texto poético, como rimas, versos, estrofes, métrica. Nosso intuito é também apresentar poetisas do nordeste e seus estilos de escrita em cordel como a quadra, sextilha é setilha, a escrita romântica rimada de Auta de Souza, a escrita metafórica e livre de outras poetisas. Bem como, produzirmos a escrita de versos poéticos, recitação de poesias de autoria de mulheres, análise e interpretação.

 

Observação: Essa atividade é exclusiva da Comunidade As Pensadoras. Caso ainda não faça parte, clique em  "Quero me associar" e venha construir esse espaço conosco. 

MINISTRANTE

Maria de Lourdes Pereira de Medeiros

Ministrante

Filha de Pedro Pereira e Josefa Inês, caicoense. É componente do Grupo de Cultura Popular Verso e Prosa; Artesã; Calungueira e Cordelista Ministra oficinas básicas de teatro, de cordel e mamulengo. Possui graduação em História, Licenciatura e Bacharelado pela UFRN. Especialização em Linguagens e Educação pela Unp-RN. Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pela UFRN. Publicou seu primeiro cordel em 2011.

Santana Taciana Mariz Félix

Ministrante

Filha da bordadeira dona Neném, poetisa norteriograndense, caicoense, acadêmica e pesquisadora em filosofia africana pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, amante da natureza, da poesia, da cantoria de viola, da arte e da cultura nordestina. Publicou suas primeiras poesias em 2021 no livro "Escritoras Sertanejas em Verso e Prosa", organizado por Ezilda Melo.

1º ENCONTRO

Objetivo: No dia 02/10 iniciaremos a oficina estudando a escrita poética tradicional nordestina em métrica, a escrita em quadra, sextilha e setilha. Com intuito de que as inscritas possam produzir sua poesia no estilo que preferir, e possa vir a socializar no segundo encontro, de 16/10.

 

2º ENCONTRO

Objetivo: No segundo encontro, em 16/10, temos o intuito de socializar as poesias que foram produzidas, assim como darmos continuidade aos estudos, analisando a escrita em métrica de poetisas e cordelistas norteriograndenses.