A obra de Clarice Lispector se constitui de romances, contos, crônicas e escritos sob pseudônimo. Deste conjunto variado de escritos, podemos observar que, sobretudo em sua obra romanesca, Clarice Lispector privilegiou primordialmente a construção de personagens femininos, em sua maioria mulheres burguesas que nos são reveladas através de seus conflitos existenciais, que vivem em busca de autoconhecimento. No entanto, a autora não se restringiu a este universo e também focalizou a pobreza e comportamentos transgressores em alguns de seus escritos tais como no seu último romance publicado em vida, A hora da estrela e no livro de contos. A via-crucis do corpo. Diante desta vasta produção, selecionamos algumas de suas obras que abordam a questão do feminino e do corpo. Neste curso abordaremos este tema a partir das seguintes publicações: Correio para mulheres (2018), Via-crucis do corpo.

MINISTRANTE

Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragão

Professora

Possui Licenciatura em Letras (Português/Francês) pela Universidade Estadual do Ceará (2000). É também Especialista no Ensino da Literatura Brasileira (2005) e Mestre em Linguística Aplicada (2009) pela mesma universidade. Obteve o título de Doutora em Letras-Literatura Comparada (2019) pela Universidade Federal do Ceará. Durante o mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas na Área de Tradução Intersemiótica e Estudos Culturais, ao analisar as relações entre o cinema e a literatura e enfocando questões ligadas aos conceitos de identidade e representação. Foi professora e coordenadora pedagógica da Aliança Francesa Fortaleza e professora substituta no Curso de Letras-Francês da Universidade Estadual do Ceará. Desde 2011 é professora efetiva na Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde também exerceu a função de Coordenadora administrativa. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Literatura, com ênfase em Língua Francesa. Desenvolve pesquisas no campo da Literatura Comparada, Estudos Culturais, Literatura e Cinema, Crítica Literária, Literatura Brasileira Contemporânea, Tradução e Ensino de Língua e Literatura Francesa.

Aula 1: Clarice Lispector, sua obra e sua última personagem Macabéa

Objetivos:

  • Apresentar um breve panorama da obra de Clarice Lispector e seu percurso por vários gêneros literários;
  • Analisar a construção da personagem Macabéa a partir de uma análise comparativa com outras personagens romanescas da autora
  • Problematizar a questão da importância do corpo e do discurso nessa obra. 

 

Aula 2:  O corpo domesticado em Correio para mulheres e o corpo liberto em Miss Algrave em A via-crucis do corpo.

Objetivos:

  • Analisar um perfil da mulher brasileira nos anos 1960 e 1970 apresentado nessas crônicas para o qual era voltada esse tipo de publicação. 
  • Problematizar o papel da mulher nessa sociedade machista e os limites que lhe eram impostos.
  • Discutir aspectos da sexualidade feminina presentes no conto Miss Algrave, do livro A via-crúcis do corpo. 
  • Comparar os perfis femininos apresentados pela autora nessas três publicações.