APRESENTAÇÃO DO MINICURSO

O Minicurso propõe um estudo intensivo acerca da teoria feminista dentro do cinema através de pensadoras do cinema e da filosofia, bem como mulheres pioneiras que revolucionaram as telas com suas estéticas próprias e seus debates políticos. Conheceremos diretoras de várias partes do mundo e a trajetória de seus filmes que continuam a promover a diferença.

MINISTRANTE

Larissa Melo

Professora

É formada em Realização e Produção Audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro; Integrante em "Elviras" Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e também do Coletivo Noéli - Mulheres na Filosofia UERJ. Graduada em Filosofia pela UERJ. Pesquisadora em Cinema e Feminismos. Cinema Queer. Dá aulas de cinema há 4 anos. Foi professora de Cinema no Ateliê Oriente e Curadora do Cine Oriente. Diretora do curta-metragem "The Ephemeral", exibido na Mostra Internacional "Wicklow Screendance Laboratory" (Irlanda) 2018. Professora de Fotografia Criativa na Loretto School para jovens da França, Áustria, Espanha e Hungria em Bray, Irlanda. Integrante do North Wicklow Filmmakers em 2018, na Irlanda. Diretora de vídeo-poemas, com um prêmio de "Melhor narração" com o filme "Mulher de Fogo" no Quarentena Film Festival em 2020.

Aula 1: Teoria Feminista do Cinema: Por uma revolução do olhar

Obejtivo: Propor uma conjugação Cinema e Filosofia para debater como as imagens possuem influência na manutenção de estereótipos que duraram décadas e ainda sobrevivem na maioria dos filmes. Através da análise de diferentes teóricas feministas e alguns filmes, iremos construir um caminho plural que conduz à uma revolução do olhar urgente dentro do cinema.

Aula 2: A desterritorialização da imagem: Diretoras de Cinema pelo mundo

Obejtivo: Conhecendo a trajetória de diferentes diretoras de cinema e assistindo a alguns trechos de filmes, essa aula se volta para a análise de obras que conseguiram desterritorializar a imagem, bem como incentivar a descolonização do olhar.