O curso consiste em uma apresentação da proposta de Monique Roelofs de uma “Estética feminista-racial crítica”. Seu livro A promessa cultural do estético (2014) insere-se no esforço teórico e crítico empreendido por feministas desde a década de 1960, ao empreender uma revisão das principais categorias da Estética Moderna, Roelofs propõe repensá-las sob a perspectiva da interseccionalidade, relacionando a tradição da estética ao gênero e às questões raciais.

 

CONVITE:

Nesse sentido, o curso pretende expor as relações que conferem ao estético o enlace epistemológico das questões de gosto da Estética Moderna (principalmente Burke, Hume e Kant) e sua dimensão pública que incluem as noções interconectadas de estetização-de-gênero e gênero-estetizante, bem como uma compreensão crítica do estatuto de gênero do detalhe estético. Importante ressaltar que para além da aporia criada pelo conceito de ideologia relacionado à estética, Roelofs prefere manter a perspectiva crítica que mostra a ambiguidade da estética e de suas promessas; promessas que comportam ameaças de ordem social e política.

MINISTRANTE

Carla Milani Damião

Professora

Formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação e mestrado) e Unicamp (doutorado), tendo sido bolsista do convênio DAAD-Capes, durante o doutorado, na Universidade Livre de Berlim. Publicou o livro Sobre o declínio da sinceridade. Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin (Loyola, 2006), vários artigos em revistas acadêmicas e capítulos de livros, tendo organizado coletâneas em livro e revistas acadêmicas. Foi professora nos Cursos de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atualmente é professora na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG), na qual é responsável pela disciplina de Estética. É professora do Programa de Pós-Graduação PPGFIL-UFG, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual PPGACV -UFG, e colaboradora no Programa de Pós-Graduação "Linguagens e representações" - UESC/BA, orientando alunos do mestrado e doutorado. Participou e organizou eventos e publicações na área de Estética nos últimos anos com atenção particular para os escritos de Walter Benjamin. Coordenou o GT de Estética da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), é participante da Associação Brasileira de Estética (ABRE) e da Associação de estudos do séculoo XVIII (ABES). Concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Amsterdã (UvA) em 2014. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Filosofia da Universidade de Pádua (UNIPD) na Itália em 2019 (1ºsemestre) e pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo (USP) no mesmo ano (2º semestre).

Plano de Aulas*

. Aula 1

Apresentação de um histórico de teorias críticas feministas que confrontaram os temas presentes na Estética Moderna nos textos de Burke, Hume e Kant.

Objetivos: 

  1. Apresentar os fundamentos da crítica de feministas na revisão do cânone; 

  2. Discutir as categorias estéticas presentes na crítica e sua transformação.

. Aula 2

Apresentação de conceitos centrais presentes nos capítulos do livro de Roelofs: “O estético, o público e a promessa cultural do estético”; “Branquitude e negritude como produções estéticas”; “O detalhe estético genderificado” e “Beleza moral, política e trabalho”.

Objetivos: 

  1. Apresentação e explicação de conceitos centrais tais como: endereçamento, relacionalidade, promessa e detalhe estético; 

  2. Relacionar os conceitos aos exemplos e referências na literatura e artes.

Aula 3

Apresentação de conceitos centrais presentes nos capítulos do livro de Roelofs: “A estética da ignorância”; “Uma confrontação estética”; “Nacionalismo estético racializado”; “Promessas e ameaças estéticas”.

Objetivos: 

  1. Apresentação e explicação sobre a ambiguidade do gosto e sua expressão (o je-ne-sais-quoi) e as narrativas que direcionam hierarquias etnocêntricas e raciais; 

  2. Relacionar os conceitos aos exemplos e referências na literatura e artes presentes no livro e além dele. 

  3. Suscitar associações atuais e pertinentes.

*ementa completa, disponível na confirmação de inscrição.