Certificados liberados!

Acesso com o seu  e-mail e senha. 

Participação como ouvinte, no site.

Participação com apresentação de trabalho, enviados por e-mail.

Comissão científica e professoras debatedoras, no site.  

Comissão organizadora, no site.

Dúvidas: 

E-mail para contato: comunidade@aspensadoras.com.br 

 

APRESENTAÇÃO

O I Fórum virtual d’As Pensadoras foi pensado originalmente para a constituição da Comunidade das Pensadoras, espaço em construção para a interlocução plural de cursistas, professoras e pesquisadoras para debaterem temas relacionados às questões de gênero, raça, classe e seus desdobramentos. Nesta segunda edição,  diante da grave situação de crise sanitária mundial, acontecimento que tem mobilizado cientistas de todas as áreas e tem sido temática urgente na produção intelectual, o tema será Mulheres, Pandemia e Ciência.  Nesse sentido, além dos temas geradores dos eixos de discussão o evento busca também, trazer à baila de que forma a Pandemia de Covid-19 está sendo contextualizada na produção intelectual do público que orbita As Pensadoras.

A proposta desse espaço, em um movimento de "denúncia e de anúncio", não é o consenso, não é a fala apaziguada e a escuta passiva, mas sim, a dissonância, o diálogo conflituoso, porém respeitoso. Com o evento, se busca oportunizar a expressão da criticidade, a valorização de experiências e trajetórias, dar visibilidade e conhecer processos criativos, bem como, fomentar espaços interativos e interdisciplinares de escuta, reflexões teóricas, expressões em diferentes linguagens e partilhas afetuosas, tendo como orientação as temáticas abordadas na escola, organizadas em eixos.

EIXO AS PENSADORAS E A CIÊNCIA

O objetivo do eixo é provocar debates a partir de exposições dialogadas que tragam questões importantes e urgentes concernentes às diferentes abordagens das diversas áreas da ciência. A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha das e dos proponentes de debates. 

Debatedora: Prof.ª Valéria Wilke 

EIXO AS PENSADORAS E O ECOFEMINISMO 

O objetivo do eixo é provocar debates a partir de exposições dialogadas que possam trazer questões importantes e urgentes para o nosso tempo, como, por exemplo, pensamento sobre o vínculo entre corpo, território, ancestralidade e experiências de povos originários, mulheres e o campesinato, entre outros temas. A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha das e dos proponentes de debates. 

Debatedora: Prof.ª Vanessa Lemgruber 

EIXO AS PENSADORAS E AS ARTES 

O objetivo é provocar debates a partir de exposições dialogadas que tragam questões importantes e urgentes concernentes às Artes. A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha das e dos proponentes de debates. 

Debatedora: Prof.ªAlice Fátima Martins

EIXO AS PENSADORAS E A FILOSOFIA 

O objetivo deste eixo é oportunizar um espaço  de debate a partir de exposições dialogadas que possam trazer questões importantes e urgentes concernentes à Filosofia.  A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha das e dos proponentes de debates. 

Debatedora: Prof.ª Gisele Rose

Programação:

- Abertura do Fórum e fala da Professora Me. Ezilda Melo, autora e organizadora de obras científicas sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19, dia 28/7 às 13:00, transmitida pelo canal do youtube da escola 

- Debates que ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho em salas virtuais no Google Meet, tarde e noite, das 14:00 às 17:30 e das 18:00 às 21:30. 

- Lançamento da Primeira  revista eletrônica trimestral d'As Pensadoras, dia 28/7 na fala de abertura do Fórum.

- Exibição dos filmes "Vírus", de Larissa Mauro e Joy Ballard (9 min, 2020) e "silêncio", de Bruna Caroli (3 min, 2020)

- Concurso de Fotografias:

Nesta segunda edição do Fórum virtual da Comunidade d'As Pensadoras, teremos um concurso de fotografias que ocorrerá via Facebook.

Para se inscrever é muito simples: basta preencher o formulário disponível neste link  https://forms.gle/Yf5VBwhxPMVfdjDP7, anexar nesse, uma foto relacionada à temática do evento, e uma declaração de autoria e de autorização de uso e divulgação assindo. Essa declaração está disponivel no link https://drive.google.com/file/d/19ADoTiMeKQ12mnT2vPZC5O1Y1M8S5VxB/view?usp=sharing 

Confira o regulamento no link http:// https://drive.google.com/file/d/1yRlDQZC1A5SIcEGIdyAbq8OKXrkbdu7C/view?usp=sharing  

As inscrições são gratuitas e vão de 05/7 até 26/7 e a votação até o dia 29/7 às 21:00. 

A divulgação do resultado será às 21:30, no encerramento do Fórum. 

Para acesso do público em geral e votação, as imagens inscritas serão publicadas em um álbum no Facebook d’As Pensadoras. A foto que receber mais curtidas entre o dia 26 a 29 de julho será a vencedora.

A premiação consiste em:

· Uma bolsa para inscrição gratuita em 1 dos cursos da escola As Pensadoras, a ser escolhido pela pessoa vencedora, dentro do prazo de um ano;

· Um exemplar do volume 1 da coleção As Pensadoras (frete incluso).

Formas de participação no Fórum:

A participação poderá ocorrer como ouvinte ou com submissão de proposta para debate com resumos, de até 700 caracteres, que podem ser resultado de pesquisa concluída ou em andamento, de projetos de extensão acadêmica, ou de outra natureza de produção intelectual, e devem ser inscritos em um dos eixos de participação.

Participação como ouvinte - Nesta modalidade a inscrição dará acesso às 4 salas de debate, mas é importante indicar no ato da inscrição os eixo de preferência. As inscrições como ouvinte poderão ser feitas até o dia 28 de julho. 

Participação com proposta de debate - Nesta modalidade a inscrição dará direito à submissão de um resumo de até 700 caracteres e participação no debate dos quatro eixos, mas é preciso indicar, no ato da inscrição, o eixo em que o estudo será paresentado. Cada resumo poderá ter uma autora e duas coautoras. As coautoras deverão se inscrever como ouvintes.  Nesta modalidade, o prazo de inscrição encerra no dia 05 de julho. A inscrição dará direito a acesso às quatro salas de debate, bem como, à publicação do resumo na revista eletrônica da Comunidade As Pensadoras. A data de divulgação da lista de trabalhos aprovados será 16 de julho às 18 horas, via link disponibilizado neste espaço. 

As apresentações poderão ser de até 15 minutos, com a utilização de slides. Para facilitar a apresentação via Google Meet, sugerimos a conversão dos slides para um arquivo em PDF. 

As inscrições como ouvintes e com submissão deverão ser feitas somente via site, mediante preenchimento de ficha de cadastro e ficha de inscrição. Caso a pessoa já tenha cadastro na Escola como cursista ou na Comunidade, será necessário preencher somente a ficha de inscrição.  

Participantes que fazem parte da Comunidade d'As Pensadoras terão 25% de desconto na inscrição. O desconto será automático no sistema.

Para qualquer dúvida, mande e-mail para forum@aspensadoras.com.br 

Forma de publicação dos trabalhos apresentados: 

Os trabalhos apresentados serão publicados em forma de comunicação na revista eletrônica semestral da Comunidade d'As Pensadoras, em dezembro do corrente ano.

Carga horária:

Como ouvintes: 20 horas, com participação nos debates dos quatro eixos. 

Com proposta de debate: 20 horas, com participação nos debates dos quatro eixos.

Os certificados serão fornecidos e validados pela Escola As Pensadoras. 

Trabalhos aprovados, programação completa e orientações gerais sobre o link de acesso à sala e apresentações: 

Live de abertura no canal do Youtube d'As Pensadoras Horário  Duração 

Saudação, boas-vindas e lançamento da primeira edição da Revista Eletrônica d’As Pensadoras - Coordenação do Fórum - Rita Machado e Lia Victória

13:00

30 min.

Fala de abertura:  Mulheres, Ciência e Pandemia por Ezilda Melo

13:30

40 min.

 

EIXO 1 - As Pensadoras e as Ciências – Tarde, das 14:15 às 17:30

 

Dia 28/07/2021

 

Debatedora síntese

Valéria Cristina Lopes Wilke

 

Comissão Científica

Beatris Seus e Gisele Dalva Secco

 

Abertura dos trabalhos (apresentação da debatedora síntese e da dinâmica de trabalho)

14:15

15 min. 

 

Exibição dos filmes "Vírus, de Larissa Mauro e Joy Ballard (9 min., 2020) e "silêncio", de Bruna Caroli (3 min., 2020) 

14:30

15 min.

 

Título 

Autora  

Horário 

Duração 

1

Vagina ou PPK? - o ensino de ciências e o enciclopedismo escolar.

Carla Wanessa do Amaral Caffagni

14:45

15 min. 

2

Políticas públicas educacionais que amparam práticas pedagógicas voltadas à valorização das mulheres no Amazonas: Uma revisão teórico-metodológica. 

Silvana Barreto Oriente

15:00

15 min. 

3

Meninas negras na ciência: a divulgação científica como estratégia de promoção da saúde, cidadania e empoderamento.

Hilda da Silva Gomes

15:15

15 min. 

 

Intervalo 

15:30

15 min.

4

Filhas que cuidam: a sobrecarga das mulheres no trabalho de cuidado com os pais idosos ou enfermos e a possibilidade de fixação de alimentos compensatórios entre irmãos.

Lize Borges Galvão

15:45

15 min. 

5

John Stuart Mill: Democracia e a Emancipação feminina no século XIX.

Veronica Calado

16:00

15 min. 

6

Epistemicídio em Sueli Carneiro: educação na pandemia e a produção da indigência cultural.

Santana Taciana Mariz Félix

16:15

15 min. 

 

Debate

16:30

60 min.

 

Monitoria 

Paloma Figueiredo

 

 

EIXO 2 - As Pensadoras e o Ecofeminismo – Noite, das 18:00 às 21:30

 

Dia 28/07/2021

 

Debatedora síntese

   Vanessa Lemgruber

 

Comissão Científica

Laize Lantyer Luz e Renata Rocha Gadelha

 

Abertura dos trabalhos (apresentação da debatedora síntese e da dinâmica de trabalho)

18:00

15 min.

 

Exibição dos filmes "Vírus, de Larissa Mauro e Joy Ballard (9 min., 2020) e "silêncio", de Bruna Caroli (3 min., 2020) 

18:15

15 min.

 

Título 

Autora

Horário 

Duração 

1

A Terra é uma mãe que amamenta os seres visíveis e invisíveis: A mãe indígena é território.

Ana Manoela Primo dos Santos Soares

18:30

15 min. 

 

Fala de Vanessa Lemgruber intitulada Ecofeminismo e feminismo

Vanessa Lemgruber

18:45

40 min. 

 

Intervalo 

 

19:25

15 min.

 

Debate 

 

19:40

110 min.

 

Monitoria 

Paloma Figueiredo 

 

 

EIXO 3 - As Pensadoras e as Artes – Tarde, das 14:00 às 17:30

 

Dia 29/07/2021

 

Debatedora síntese

Alice Fátima Martins

 

Comissão Científica

Alice de Carvalho Lino Lecci e Rebeca Damian

 

Abertura dos trabalhos (apresentação da debatedora síntese e da dinâmica de trabalho)

14:00

15 min.

 

Exibição dos filmes "Vírus, de Larissa Mauro e Joy Ballard (9 min., 2020) e "silêncio", de Bruna Caroli (3 min., 2020) 

14:15

15 min.

 

Título

Autora

Horário 

Duração 

1

Estratégia de vida, a repetição de Anna Maria Maiolino.

Luiza Alcântara Cavalcante

14:30

15 min. 

2

Filosofloema: A arte lexicológica de Hilda Hilst.

Thaise Maria Dias

14:45

15 min. 

3

Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas - Gmells: origem, atuação e contribuição com as literaturas insurgentes.

Edimara Ferreira Santos

15:00

15 min. 

4

Clube das Manas Tefé: Educação feminista na Universidade do Estado do Amazonas.

Hemily Pastanas Marinho

15:15

15 min. 

5

A fotogra(fia) como representação da identidade cultural das mulheres agricultoras da Floresta Nacional de Tefé (Flona) na construção do lugar.

Marcela da Silva Barbosa

15:30

15 min. 

6

Bordado e questões de gênero: As expressões estéticas feministas presentes no fazer das bordadeiras de Passira-PE.

Lara Beatriz Maria de Oliveira Araújo

15:45

15 min. 

 

Intervalo 

 

16:00

15 min. 

7

Ernestina Antônia e Marliete Rodrigues: Os sentidos estéticos feministas na arte figurativa de mestras-artesãs do Alto do Moura, Caruaru-PE.

Ilzy Gabrielle Soares da Silva

16:15

15 min. 

8

A dimensão epistêmica da cultura visual no reconhecimento das cooperativas populares.

 Daryellen Ramos Arantes

16:30

15 min. 

 

Debate 

 

16:45

45 min.

 

Monitoria 

Paloma Figueiredo

 

 

EIXO 4 - As Pensadoras e a Filosofia – Noite, das 18:00 às 21:30

 

Dia 29/07/2021

 

Debatedora síntese

Gisele Rose

 

Comissão Científica

Cecília Maria Pinto Pires e Viviane Bagiotto Botton

 

Abertura dos trabalhos (apresentação da debatedora síntese e da dinâmica de trabalho)

18:00

15 min.

 

Exibição dos filmes "Vírus, de Larissa Mauro e Joy Ballard (9 min., 2020) e "silêncio", de Bruna Caroli (3 min., 2020) 

18:15

15 min.

 

Título 

Autora  

Horário 

Duração 

1

A si mesma enquanto um: Ser mulher em Beauvoir.

Marta Alves Lemos

18:30

15 min. 

2

Como se constitui a subjetividade da pensadora?

Tatiana Betanin

18:45

15 min. 

3

O golpe tá aí... Cai quem quer? “Scammer”, vulnerabilidades geradas pelo amor romântico.

Iris Viegas Francisco

19:00

15 min. 

4

Casamento para além da festa: Consequências legais do sim na Lei da Sharia.

Iris Viegas Francisco

19:15

15 min. 

5

A teoria da justiça de Nancy Fraser: entre o feminismo e a crítica do capitalismo.

Pedro Paulo Scremin Martins

19:30

15 min.

 

Intervalo 

 

19:45

15 min.

6

Que o amor antes seja amor-próprio: Contribuições de bell hooks e Sobonfu Somé para uma ética amorosa no cuidado de si.

Caroline Santos da Silva

20:00

15 min. 

7

Corpos Molestados: um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Tefé.

Carmen Mily dos Reis Leocádio

20:15

15 min. 

8

A teoria tridimensional de justiça de Nancy Fraser: uma análise sobre Redistribuição, Reconhecimento e Representação como um projeto emancipatório.

Thayná Monteiro Rebelo

20:30

15 min. 

9

Ser mulher, segundo Simone de Beauvoir.

Gabrielle Pinheiro Gomes

20:45

15 min.

 

Debate 

 

21:00

25 min.

 

Resultado do Concurso de Fotografias e Fala de Encerramento

 

21:25

5 min.

 

Monitoria 

Paloma Figueiredo 

Orientações Gerais

Lembramos que as apresentações terão o tempo máximo de 15 minutos, dessa forma é importante que estejam com o material organizado para iniciar as apresentações no horário programado. Caso queiram fazer algum comentário, deve ser feita uma apresentação considerando o tempo total de 15 minutos para a apresentação com os comentários.

É importante estar presente desde a abertura dos trabalhos, pois é possível que a ordem de apresentação seja alterada, caso alguma apresentação não ocorra por ausência da apresentadora.

O compartilhamento de sliedes é feito pela apresentadora. Para facilitar no compartilhamento de slides, recomendamos que o arquivo seja convertido para PDF. 

Os links das salas dos 4 eixos serão disponibilizados para todas e todos os participantes por e-mail no dia 27/7.

Lotes e valores: 

Período  Lote  Valores
Até dia 20/5 1

Ouvinte - R$ 25,00

Estudantes e docentes da rede básica de ensino público - R$ 35,00

Outros profissioanis - R$ 85,00 

De 21/05 até 11/6 2

Ouvinte - R$ 35,00

Estudantes e docentes da rede básica de ensino público - R$ 40,00

Outros profissioanis - R$ 90,00 

De 12/6 até 27/7 3

Ouvinte - R$ 40,00

Estudantes e docentes da rede básica de ensino público - R$ 45,00

Outros profissioanis - R$ 95,00

Cronograma (horário de Brasília):

Atividade  Data  Horário 
Início das Inscrições lote 1 27/4  12:00 

Abertura de edital para seleção de monitora da coordenação do II Fórum

12/5 18:00
Fim das inscrições lote 1 20/5 24:00
Início das Inscrições lote 2 21/5 00:01
Fechamento do edital de monitoria 26/5 00:01
Divulgação do resultado da seleção da monitoria  04/5 12:00
Fim das inscrições lote 2 11/06 24:00
Início das Inscrições lote 3 12/6 00:01
Fim das inscrições  lote 3 28/7 24:00
Fim das inscrições com submissão de resumo  12/7 24:00
Fim das inscrições como ouvintes   28/7 24:00
Divulgação da lista de trabalhos aprovados  19/7 18:00 
Abertura do II Fórum - Boas vindas e fala de abertura  28/7 13:00
Eixo As Pensadoras e a Ciência  28/7 Das 14 às 17:30
Eixo As Pensadoras e o  Ecofeminismo  28/7 Das 18 às 21:30 
Eixo As Pensadoras e as Artes  29/7 Das 14 às 17:30 
Eixo As Pensadoras e a Filosofia  29/7 Das 18 às 21:30
Apresentação artística de encerramento   29/7 Das 21:30 às 21:45
Liberação dos certificados - somente via site  12/8 14:00

Comissão Científica:

As Pensadoras e as Ciências, Prof.ª Beatris Seus e Prof.ª Gisele Dalva Secco

As Pensadoras e o Ecofeminismo, Prof.ª  Laize Lantyer Luz e Prof.ª Renata Rocha Gadelha

As Pensadoras e as Artes, Prof.ª Alice de Carvalho Lino Lecci e Rebeca Damian, artista e produtora cultural.  

As Pensadoras e a Filosofia, Prof.ª Cecília Maria Pinto Pires e Prof.ª Viviane Bagiotto Botton

Coordenação:

Profª Dr.ª Rita de Cássia Fraga Machado e Profª Msc. Lia Beatriz Gomes Victória

Realização:

Escola e Comunidade As Pensadoras

MEDIAÇÃO

Alice Fátima Martins

Debatedora Síntese - Eixo As Pensadoras e as Artes

Professora titular da Universidade Federal de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual e no curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Faculdade de Artes Visuais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Doutora em Sociologia, Mestra em Educação, Licenciada em Artes Visuais. Sendo professora, aprende mais do que ensina. Sendo pesquisadora, desaprende o que, antes, pensava saber.

Ezilda Melo

Fala de abertura

Mestra e Especialista em Direito Público pela UFBA. Professora de Direito. Historiadora. Autora. Editora da Studio Sala de Aula.

Gisele Rose

Debatedora Síntese - Eixo As Pensadoras e a Filosofia

Graduada em Filosofia. Pós-Graduada em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Mestre em Relações Étnico-Raciais.

Valéria Cristina Lopes Wilke

Debatedora síntese - Eixo As Pensadoras e às Ciências

Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/UFF. Mestre em Filosofia pela UFRJ. Bacharel e licenciada em Filosofia pela UFRJ. Bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes eixos: filosofia e informação, ensino de filosofia, filosofia e gênero e história e filosofia da ciência.

Vanessa Lemgruber

Debatedora Síntese - Eixo As Pensadoras e o Ecofeminismo

Vanessa Lemgruber nasceu em Minas Gerais e passou por bons e muitos outros lugares. Mestra, pós-graduada e graduada em Direito, estudou na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade de Ciências Aplicadas de Haia, na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce e na Escola Dom Helder Câmara. Autora da obra "Guia Ecofeminista: mulheres, direito, ecologia" (Ape'Ku). Outras informações sobre a autora e sobre o ecofeminismo podem ser encontradas em suas mídias sociais.