GRUPO DE ESTUDOS EM INTERSECCIONALIDADE

Dias 06 e 20 de outubro e 03 e 17 de novembro, das 18:30h às 21:00h

 

O presente grupo de estudos visa abordar o conceito de INTERSECCIONALIDADE focando na discussão de gênero, raça e classe no Brasil. O curso é voltado para a Comunidade As Pensadoras com o objetivo de formação, tanto inicial quanto continuada de seu público-alvo, na temática da Interseccionalidade de raça, gênero e classe, isto é, no aprimoramento da atuação em temas que envolvem justiça e igualdade social, combate do racismo estrutural e da violência de gênero, combate do preconceito e de toda e qualquer discriminação de pessoa, ou grupos sociais, por raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual e/ou identidade de gênero.

 

Observação: Essa atividade é exclusiva da Comunidade As Pensadoras. Caso ainda não faça parte, clique em "Quero me associar" e venha construir esse espaço conosco. 

MINISTRANTE

Gisele Rose

Debatedora Síntese - Eixo As Pensadoras e a Filosofia

Graduada em Filosofia. Pós-Graduada em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Mestre em Relações Étnico-Raciais.

1º ENCONTRO 

Objetivo: Nosso primeiro encontro terá o objetivo de pensar o conceito de interseccionalidade no atual contexto de mudança social global, promovendo um diálogo destacando sua utilidade analítica e política na abordagem de importantes questões sociais.

 

2º ENCONTRO 

Objetivo: O segundo encontro irá pensar o conceito de interseccionalidade dentro do contexto brasileiro, compreendendo nossa construção histórica, sociológica e filosófica.

 

3º ENCONTRO 

Objetivo: O terceiro encontro será destinado a compreensão das intersecções dos marcadores sociais de gênero, raça e classe e seus desdobramentos, reconfigurações e mudanças ao longo dos tempos.

 

4º ENCONTRO 

Objetivo: O quarto encontro será destinado a fazer reflexões sobre questões da atual conjuntura nacional no intuito de compreender as relações de poder que envolvem raça, classe e gênero.