GRUPO DE ESTUDOS EM ANTROPOLOGIA: AS PALAVRAS ORAIS,  ESCRITAS E DESENHADAS PELAS MULHERES ORIGINÁRIAS

Dias 30 de outubro, 13 e 27 de novembro e 11 de dezembro, das 15:00h às 17:00h 

 

O objetivo dos encontros do grupo de estudos são os de se conhecer, fortalecer e ampliar os debates em torno das biografias, pesquisas, artes e literaturas realizadas por e com indígenas mulheres, originárias dos diferentes biomas brasileiros. Os encontros possuem um aporte teórico no conhecimento originário e na antropologia, serão divididos em quatro ciclos:

1) Ciclo Corpos-Territórios;

2) Ciclo Indígenas Mulheres e a Antropologia;

3) Ciclo Movimentos de Indígenas Mulheres;

4) Ciclo Indígenas Mulheres: Literaturas e Artes.

Ao final de todos os encontros estimasse que as participantes obtenham conhecimentos e realizem reflexões acerca das histórias dos povos indígenas, seus movimentos, manifestações, lutas, ciências e filosofias a partir da palavra oral, escrita e desenhada das mulheres originárias.

 

Observação: Essa atividade é exclusiva da Comunidade As Pensadoras. Caso ainda não faça parte, clique em "Quero me associar" e venha construir esse espaço conosco. 

MINISTRANTE

Ana Manoela Karipuna

Ministrante

Indígena do povo Karipuna. Sou professora, pesquisadora e ativista. Mestranda em Sociologia e Antropologia (PPGSA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Ciências Sociais (UFPA). Faço parte dos Grupos de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia (DINA): Pesquisas Colaborativas e pluridisciplinares do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Grupo de Estudos e Pesquisa Ameríndia da UFPA. Atuo em pesquisas na área de antropologia com ênfase em etnologia indígena, nos seguintes temas: indígenas mulheres; gênero; geração; corpo; Terra e territórios;parentesco; memória; oralidade; biografias indígenas; e indígenas em museus. Possuo interesse também nas áreas de pesquisa em autoetnografia e movimentos feministas.

Encontro 1 - Ciclo Corpos-Territórios 

Objetivo: Neste primeiro encontro realizarei uma apresentação geral do que será o Grupo de Estudos e dos Ciclos que o compõem. Nele também conversaremos com o segundo capítulo da dissertação de mestrado de Célia Xacriabá, liderança do povo Xacriabá e antropóloga, a fim de se compreender sua trajetória de vida, o conceito de corpos-territórios, as relações das mulheres com a Terra e o protagonismo das indígenas mulheres. As participantes podem se sentir à vontade para ler a pesquisa completa. Trarei elementos do texto como um todo, porém, com foco no capítulo proposto. Ao longo de todos os ciclos indicarei obras de demais pesquisadoras e escritoras indígenas.

 

Encontro 2 - Ciclo Indígenas Mulheres e a Antropologia

Objetivo: Os objetivos deste encontro são os de se conhecer as pesquisas realizadas pelas antropólogas e curadora Sandra Benites Guarani Nhandeva, Francineia Fontes Baniwa e Nelly Duarte Marubo. Mas também o de se compreender como as indígenas mulheres percebem as pesquisas que são realizadas pelos outros, ou seja, por aquelas e aqueles que são não indígenas, mas que pesquisam com ou sobre os povos originários.

 

Encontro 3 - Ciclo Movimentos de Indígenas Mulheres

Objetivo: Através deste encontro busca-se ampliar os conhecimentos em torno das histórias dos protagonismos das indígenas mulheres em movimento dentro e fora de seus territórios. Além da leitura dos textos da ementa estima-se que as participantes realizem leituras para com a “II Marcha das Mulheres Indígenas: Mulheres Originárias: Reflorestando Mentes para a Cura da Terra”, que ocorreu recentemente em setembro de 2021 em Brasília.

 

Encontro 4 - Ciclo Indígenas Mulheres: Literaturas e Artes 

Objetivo: Neste ciclo conversaremos com poemas e com produções artísticas desenvolvidas por indígenas mulheres. As participantes podem trazer um poema e/ou uma produção artística de autoria indígena sobre a qual desejem compartilhar suas percepções. Durante este ciclo apresentarei a obra de Eliane Potiguara. Além de artistas indígenas e suas obras. Segue abaixo a indicação de leitura do encontro, assim como uma lista com artistas para se conhecer.