Apresentação das principais obras e textos da escritora chicana Gloria Anzaldúa. Mulher, chicana, lésbica, comunista, mística, poeta, artista, Anzaldúa é uma autora multifacetada que jamais aceitou ser enquadrada em uma única bandeira identitária. Assim, suas reflexões sobre mestiçagem e pensamento de fronteira são marcas importantes da construção de seu pensamento decolonial e interseccional. Propõe substituir políticas identitárias restritivas por novas formas de comunidade, como “el mundo zurdo”.

A sua biografia molda seu pensamento. Nascida na fronteira dos EUA com o México, filha de mexicanos nascidos nos EUA, Anzaldúa mostrou que por trás dessa condição geográfica há uma condição existencial, fez assim da ‘fronteira’ uma perspectiva teórica e epistemológica nova.

Apesar de nunca ter sido contratada como professora permanente de nenhuma universidade americana, seus escritos se tornaram leitura obrigatória em diversas disciplinas como estudos de composição, estudos latinos, teoria feminista, teoria queer, estudos culturais, estudos étnicos, entre outros. 

MINISTRANTE

Susana de Castro Amaral Vieira

Professora

Susana de Castro possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Filosofia - Ludwig Maximilian Universität München (2003) e pós-doutorado em filosofia na CUNY Graduate Center (2015). Professora Associada do departamento de filosofia e do programa em pós-graduação em filosofia (PPGF) da UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: metafísica antiga (esp. Aristóteles), filosofia da educação, neopragmatismo, estudos de gênero. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de pesquisa de extensão "temas filosóficos na literatura". Autora dos livros Filosofia e Gênero (2014), Ontologia (2008), As mulheres das tragédias gregas: poderosas? (2011), Aristóteles, uma introdução entre outros livros e capítulos de livros.

AULA 01: Nova mestiça, fronteiras e consciência mestiça | Dia 24/03 das 18h às 20h ( Horário de Brasília)

Apresentação e estudo da principal obra de Gloria Anzaldúa, Borderlands, la Frontera, seus principais conceitos e perspectivas teóricas e de seus escritos antes de Borderland, que foram publicados na coletânea chamada This Bridge Called my Back.

 

AULA 02: “El mundo zurdo”, “Conocimiento” | Dia 26/03 das 9h às 11h ( Horário de Brasília)

Aula expositiva em que serão discutidas as novas formas de comunidade e alianças, não identitárias, mas transculturais, propostas por Gloria Anzaldúa.

 

AULA 3: Neplanta & Neplanteras | Dia 28/03 das 18h às 20h ( Horário de Brasília)

Aula expositiva com a análise desse estar no meio, ‘entre mundos’, como possibilidade de transformação radical.

 

CURRÍCULO LATTES PROF. SUSANA