APRESENTAÇÃO DO MINICURSO 


O minicurso “Feminismos no Brasil 2ª edição: movimento lésbico” apresenta a relação entre a luta das mulheres lésbicas e feministas no nosso país. Para tanto, historiciza o entrelaçamento dos dois movimentos, resgata histórias de mulheres que construíram a resistência durante a ditadura e que seguiram militando na democracia. Além disso, apresenta teóricas contemporâneas que trabalham a partir da perspectiva crítica e relaciona a luta das mulheres lésbicas com o combate ao sistema neoliberal.
 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesdMPepz7iKP3DJSsybvywGiugEZ5FkX2oiTXpwJI7K6p_Pw/viewform?usp=send_form

MINISTRANTE

Vanessa Gil

Professora

Graduada em Ciências Sociais pela UFRGS. Doutoranda em Educação pela Unisinos. Militante da Marcha Mundial das Mulheres no RS. Militante lésbica da RedeLesbiBrasil. Email: nessagil@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/6721728324412771

AULA 1: (RE)TOMANDO CONCEITOS

Conteúdo programático:
Aula dividida em duas partes. São debatidos conceitos fundamentais para a discussão sobre lesbianidade: patriarcado, suicídio, lesbocídio e feminicídio. Na segunda parte, debateremos as principais correntes do pensamento lésbico dentro da teoria política. Na terceira,  historicizaremos a luta das lésbicas no Brasil desde o período da ditadura militar. Na quarta parte, analisaremos os impactos do neoliberalismo e do modo de produção capitalista na vida das mulheres lésbicas.


AULA 2: FEMINISMO LÉSBICO E EDUCAÇÃO E A HISTÓRIA DA LUTA DAS LÉSBICAS NO BRASIL

Conteúdo programático:
Na primeira parte da  aula, discute-se o papel da professora lésbica no contexto escolar. Na segunda, debateremos como o movimento social feminista misto tem um papel importante no processo educativo das mulheres heterossexuais em relação às militantes lésbicas. Na terceira, debateremos a reprodução no modelo heteronormativo e as possibilidades de rompimento propostas pelas teóricas lésbicas.