O Minicurso FEMINISMOS 3ª EDIÇÃO: O que é Empoderamento? será um estudo crítico de “O que é empoderamento?”, “Opressões estruturais e empoderamento: um ajuste necessário”, “Ressignificação pelo feminismo negro” e “Estética e afetividade: noções de empoderamento”. Discussão teórica e metodológica sobre o avanço da consciência coletiva, expresso por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero nas instituições. Discussão do conceito de emancipação feminina e seus pressupostos na construção de uma sociedade justa. 

MINISTRANTE

Rita de Cássia Machado

Professora e Coordenadora

Professora de Filosofia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus Tefé, é vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UEA. É pesquisadora associada ao GT Filosofia e Gênero da ANPOF (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Filosofia), do qual é integrante do núcleo estruturante. Também é membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Tem diversas produções nos Estudos Feministas, na Filosofia Feminista e Mulheres.

Samantha Lodi Corrêa

Professora

Doutora em Educação na UNICAMP, na área História da Educação, bolsista CAPES com Bolsa Sanduíche na Université de Rouen - França (julho 2014- junho 2015). Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009), na área História, Filosofia e Educação, graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp (2002) e licenciatura em História (2012). Professora das Faculdades Integradas Maria Imaculada nos cursos de Pedagogia, licenciatura em História e pós-graduação em História Social.

Aula 1 - O que é empoderamento? e O que é Feminino?

Objetivos: Apresentar o conceito e as principais teóricas e críticas  acerca do empoderamento feminino.

Aula 2 - O que é emancipação?

Objetivo: a contribuição de mulheres marxistas para a emancipação feminina no século XX e XXI.