O gesto de escrever enquanto experimento de si e lugar da expressão. O Workshop de Escrita Criativa* “A escrita, o corpo e a história da gente” propõe a autodescoberta e o contar, a materialidade do poder-dizer autoral inspirado na vivência do corpo, na observação da dinâmica dos tempos e espaços partilhados, e nas relações das pessoas com seu lugar de residir/existir.
A partir da apresentação de noções de teoria e técnica e de exemplos de narrativas, em especial a experiência do livro Rio Imenso, serão propostos exercícios de reconhecimento e apropriação do processo criativo e de ampliação de repertório para a escrita em toda sua complexidade, seja livre, dirigida, individual e/ou coletiva; e desafios de escrita de narrativas de ficção, abordando principalmente a construção dos elementos de composição tempo e espaço.
*Associadas evento será gratuíto.
MINISTRANTE

Andréia Alves Pires
Professora
Doutora em Letras - Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Mestra em Letras - História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Escritora de ficção, autora dos livros De solas e asas (2012), Um ninho no estranho (2013) e Azaleia para erva de passarinho (2018), e do romance O céu riscado na pele (inédito, vencedor do Edital Procultura 2019 - categoria literatura). Participou do romance colaborativo Condomínio Saint-Hilaire (2017), e das antologias Grenzenlos (2016), Naufrágios Urbanos (2015) e Vitrais: contos do Invitro (2015), entre outras publicações coletivas. Tem experiência nas áreas de Educação, de Comunicação e de Letras, com atuação nas séries iniciais - em classes de alfabetização, em assessorias de comunicação de instituições educacionais e de produção cultural, e em produção editorial. Dedica-se principalmente aos temas de escrita criativa, literatura brasileira contemporânea, poéticas do deslocamento e representações do feminino na literatura, jornalismo e educação. É jornalista da Universidade Federal do Rio Grande e editora da Concha Editora.
Aula 1
A escrita, o corpo e a história da gente - escritas de si e o poder da autoria; Processo criativo - criatividade como hábito, inspiração e transpiração, e o lugar do planejamento da escrita; Repertório – inventário de sentidos e referências, pesquisa.
Objetivos: - pensar o corpo e a história de vida como lugar de construção da escrita, da autoria;
- promover processos criativos de escrita;
- ampliar repertório criativo e referências para a escrita de ficção.
Aula 2
Estrutura da narrativa – eixos temático, enunciativo e compositivo; Elementos de composição – personagem, conflito, ação, tempo e espaço; Construção da experiência do tempo e do espaço na ficção.
Objetivos: - analisar a construção da narrativa de ficção, especialmente o eixo compositivo;
- criar narrativa de ficção a partir dos elementos tempo e espaço.
*ementa completa disponível na homologação da inscrição.