Atendendo a pedidos, o Aperfeiçoamento em Feminismos 2º Ed. está disponível por módulos.

Quer informações do curso completo, CLIQUE AQUI.

MINISTRANTE

Gisele Rose

Debatedora Síntese - Eixo As Pensadoras e a Filosofia

Graduada em Filosofia. Pós-Graduada em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Mestre em Relações Étnico-Raciais.

DISCIPLINA 03: EPISTEMOLOGIA DE PENSADORAS NEGRAS

Professora Me Gisele Rose (Currículo Lattes)

Dias: 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de maio

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA

A Epistemologia não se constitui como uma disciplina filosófica, mas sim, é um modo de lidar com um problema filosófico. Por isso, a Epistemologia é considerada como a ciência do conhecimento, que investiga a realidade das coisas. Partindo desta perspectiva e das multiplicidades e complexidades do que podemos chamar do ‘ Evento Racial’, o curso tem como cerne pensar e debater as relações e vicissitudes entre Raça e Gênero a partir de uma proposta epistemológica pensada por pensadoras negras, tendo no que se convencionou chamar de “raça” a espinha dorsal. Assim, Racismo e Sexismo constituem linhas que costuram as reflexões e provocações apresentadas. 

O curso se propõe a abordar pensadoras negras que, agregam reflexões sobre de gênero em contextos afro-diaspóricos promovendo debates e desafios contemporâneos sobre ‘Raça e Gênero’ privilegiando as discussões e apontamentos das pensadoras: Azoilda Loretto da Trindade, Sobonfu Somé e Oyèrónké Oyewùmí.