CINEDEBATE - SÉRIE MAID

Quinta-feira, 25 de Novembro, das 18h às 20h

 

Esse cinedebate tem o objetivo de discutir assuntos pertinentes à situação da mulher em nossa sociedade. Sendo assim, escolhemos realizá-lo em uma data muito significativa: 25 de Novembro, Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. 

Pretende-se, a partir da série Maid, trazer à tona questões como: 

1) a situação que as mulheres enfrentam para entenderem que estão em situação de violência;

2) a burocracia estatal e os obstáculos para o rompimento do ciclo da violência;

3) as questões psicanalíticas de repetição das histórias vividas (comportamento social);

4) A confusão entre o patriarcado e seu ideário machista e a situação promovida pelo capitalismo em relação ao uso de drogas como álcool - tornando o agressor um sujeito com problemas e não a agressão como uma questão coletiva e da estrutura;

5) a questão racial na inversão de papéis entre brancas e negras e suas condições de classe e de entendimento da vida;

6) a super mulher que conseguiu tornar-se - a questão da individualização do sucesso que de fato é coletivo. 

Tem-se ainda a intenção de se discutir tópicos para além desses e propiciar a troca de pontos de vista e experiências entre as participantes. 

 

Observação: Essa atividade é exclusiva da Comunidade As Pensadoras. Caso ainda não faça parte, clique em "Quero me associar" e venha construir esse espaço conosco. 

MINISTRANTE

Drica Madeira

Professora

Mulher, mãe de dois filhos e uma filha, feminista. Doutoranda em Ciência da Literatura na UFRJ, pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC Letras/ UFRJ). Autora do livro "Maria da Penha: entre a teoria e a prática" (Editora Literar, 2019); comunitária das Pensadoras.