O Curso terá como ponto de partida o conhecimento produzido e compartilhado no Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, evento que ocorre no Rio Grande do Sul, no qual há mais de uma década propõe com um de seus eixos temáticos, estudos sobre “Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras. Partindo da constatação de que a presença de estudos entre Paulo Freire com outros autores tem sido predominante, o curso propõe visibilizar mulheres autoras como conteúdo do diálogo, estabelecendo interfaces com o conhecimento do legado de Paulo Freire. Além de estabelecer relações entre o pensamento de destacadas pensadoras com o legado de Paulo Freire, o curso busca incentivar a escrita das participantes, compreendidas também como pensadoras e autoras em potencial.

Coordenadora: Prof.ª Dra. Ana Lúcia Souza de Freitas

 

A taxa com valor reduzido atende estudantes e docentes da rede básica de ensino público estadual e municipal. 

MINISTRANTE

Aline do Carmo Munnier

Professora

Mestranda em Educação - Ingénierie de Formation et Contexte Internationaux pela Université de Nantes na França e Universidade de Brasília no Brasil. Possui mestrado em Management des Organisations Culturelles et Artistiques pela Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França (2019) e um MBA em Gerenciamento de Projetos Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil (2017). Em 2017, graduou-se como oficial superior de máquinas pela Marinha Mercante no Brasil. Tem experiência na área de gerenciamento de projetos. Atualmente (2019-2020) realiza estudos na área da Educação Infantil, Crianças, Imigração, Relações étnico-raciais e Cultura afro-brasileira. Co-fundadora da Association Oyà - pour l'Art et la Culture Afrodiasporique em Paris desde 2018, administra a parte burocrática e organiza eventos culturais, grupo de estudo sobre o afro-feminismo e ateliês temáticos para crianças sobre a cultura brasileira. (Aline do Carmo Moraes Silva)

Ana Lúcia Souza de Freitas

Professora

Doutora em Educação (PUCRS, 2005) com estudos de Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica (Liverpool Hope University, 2015). Atualmente aposentada, é pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação/GEPPAGE. Desde 2020, integra o Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França. Atuou como docente em outras Instituições de Ensino Superior: UNISINOS, PUCRS, FURG, UERGS e UNILASALLE. Foi professora e especialista em educação na Rede Estadual do RS e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED e participando da construção do projeto Escola Cidadã. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Autora dos livros: Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: Cartas Pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire (BT Acadêmica; Poiesis & Poiética Casa Publicadora, 2020); Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência ? segunda edição ampliada (BeM, 2020) e Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001), coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013; 2021); Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro, curiosidade epistemológica e reflexão sobre a prática.

Hedi Maria Luft

Professora

É professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Professora da rede pública municipal de Santa Rosa, atuando no Ensino Médio, modalidade Normal da Escola Instituto Estadual de Educação Visconde Cairu, Santa Rosa/RS. É mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, Doutora em Educação pela UNISINOS. Concentra sua experiência na área de Educação, com ênfase na formação profissional, planejamento, gestão e formação de professores na perspectiva da educação popular.

Inês Barbosa de Oliveira

Professora

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestre em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da Fundação Getúlio Vargas (1988) e doutora em ?Sciences Et Théories de L'éducation? pela Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2002). Diploma de « Habilitation à Diriger des Recherches » (HDR) pela Université de Rouen (França, 2013).Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNESA, Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC ? 2015-2019), ex-coordenadora (2003-2005) e membro do GT Currículo da ANPEd e do Conselho Fiscal da mesma entidade (gestão 2015/2019). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq e da UNESA. Cientista do Nosso Estado FAPERJ.Atua na área de Educação, no campo de estudos do Currículo e do Cotidiano Escolar como políticaspráticas cotidianas e do direito à educação, trabalhando com a questão da emancipação social e do papel da educação neste processo, na perspectiva da justiça cognitiva e da cidadania horizontal, tendo desenvolvido a noção de currículo como criação cotidiana. Possui livr

Joze Medianeira dos Santos de Andrade

Professora

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Especialista em Gestão Educacional (2007), Mestre em Educação (2010) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Foi professora, por onze anos, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Educação Infantil, desempenhando, também, a função de Coordenadora Pedagógica (2010-2012). Também foi docente efetiva do Instituto Federal Farroupilha, trabalhando nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete (2012-2013) e bolsista CAPES, na função de Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Farroupilha - Edital CAPES Nº 061/2013 (2013-2017). Desempenhou a função de Diretora de Ensino e Pró-Reitora de Ensino Substituta do Instituto Federal Farroupilha - Reitoria (PROEN-IFFar), de março de 2017 a agosto de 2020. Atualmente é docente da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria (UEIIA/UFSM), com experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, dialogicidade, amorosidade, educação humanizadora, Paulo Freire. É pesquisadora do Grupo de Estudos Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Henz, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM).

Lizandra Andrade Nascimento

Professora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada - URI - Santo ngelo (2004) licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da UERGS - Cruz Alta (2013), especialista em AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Mestra em Educação nas Ciências - UNIJUÍ / Ijuí-RS (2008), Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS (2015). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - São Luiz Gonzaga e coordenadora pedagógica na E.T.E. Cruzeiro do Sul e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URI-SLG. Professora na rede pública estadual do RS desde 2000, psicóloga, Mestra em Educação nas Ciências, Doutora em Educação. Docente na URI - São Luiz Gonzaga.

PLANOS DE AULA

29/06 - Aula Inaugural: A EXPERIÊNCIA  DE ESCREVER COMO REVOLUÇÃO: Mulheres autoras em diálogos com Paulo Freire -

Prof.ª responsável: Dra. Ana Felícia Guedes Trindade

Horário: 18:30 às 19:30. Transmitida no nosso canal do youtube.

06/7 - Aula 1: Elza Maria Fonseca Falkembach e o legado de Paulo Freire: sistematização de experiências desde o sul do Brasil  -

Prof.ª responsável: Dra. Hedi Maria Luft (UNIJUI)

Objetivo: Apresentar Elza Maria Falkembach como pensadora dentro da educação, sua trajetória pessoal e profissional

13/7 - Aula 2: Ana Maria Saul e a experiência com Paulo Freire em São Paulo: gestão, humanização e escola pública democrática –

Prof.ª responsável: Dra. Inês Barbosa de Oliveira

Objetivo: Apresentar Ana Maria Saul como pensadora dentro da educação, sua trajetória pessoal e profissional.

20/7 - Aula 3: Os legados de Hannah Arendt e Paulo Freire: um fecundo diálogo sobre a educação comprometida com o mundo.

Prof.ª responsável: Dra. Lizandra Andrade Nascimento (URI - São Luiz Gonzaga)

Objetivo: Apresentar Hannah Arendtcomo pensadora dentro da educação, sua trajetória pessoal e profissional.

27/7 - Aula 4: A pensadora Marie-Christine Josso em diálogo com Paulo Freire: contribuições da pesquisa-formação para a pesquisa auto(trans)formação.

Prof.ª responsável: Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade (UFSM)

Objetivo: Apresentar Marie-Christine Josso como pensadora dentro da educação, sua trajetória pessoal e profissional.

03/8 - Aula 5: Bell Hooks em diálogo com Paulo Freire – ensinar a transgredir e fomentar a produção autoral das mulheres.

Professoras responsáveis: Ma. Aline do Carmo Munnier  (Universidade de Nantes, Associação Oyá e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França) e Ana Lúcia Souza de Freitas (Unipamapa – Campus Jaguarão e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França)

Objetivo:  Apresentar Bell Hooks como pensadora dentro da educação, sua trajetória pessoal e profissional.