APRESENTAÇÃO DO CURSO

Esse curso pretende estudar as concepções teóricas metodológicas do método materialista e as pensadoras que decolam do método, por teorias e reflexões críticas  no decorrer dos séculos no Brasil e no mundo. Pretende também trabalhar fundamentos do feminismo, em uma perspectiva marxista, para o entendimento e enfrentamento das desigualdades no Brasil. Com tal vetor se resgatará debates sobre o trabalho doméstico por feministas marxistas com ênfase nas contribuições atuais de Silvia Federici e a modelagem de uma Teoria Social da Reprodução, focalizando também  contribuições de Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya. Visa-se contribuir na formação de consciência militante feminista e luta de classe como para o  avanço do feminismo socialista.  

Coordenadora: Profª Drª Rita de Cássia Fraga Machado

 

MINISTRANTE

Mary Garcia Castro

Professora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1968), mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Sociologia - University of Florida (1989). Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Porto-riquenhos do Hunter College, New York (2003-2006); bolsista da Rockefeller Foundation para estudos de pós doutorado na Universidade de Campinas (2008); professora visitante sobre movimentos sociais no Brasil na Georgetown University (Center for Latin American Studies)-2009/2010- e professora -pesquisadora da Universidade Católica de Salvador-Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea e Mestrado e Doutorado no Programa de Mestrado em Politicas Sociais e Cidadania e Co-Coordenadora do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Juventudes, Identidade, Cidadania e Cultura-NPEJI, credenciado junto ao CNPq, na UCSAL (2012-2017/1), bolsista da FAPERJ (2010 - 2012). Foi pesquisadora CNPq com bolsa produtividade .2010-2013). Aposentada da Universidade Federal da Bahia; Foi bolsista de pos graduação sênior na UESB-Programa de Pos Graduação em Relações Étnicas na Contemporaneidade-campus Jequié (BA) (2017/1-2019/4). Está Professora Visitante na UFRJ no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais a partir de abril de 2019. Está; pesquisadora da Facultad Latino Americana de Ciências Sociales (FLACSO-Brasil). e Membro da Comissão Cientifica da FLACSO-Brasil desde 2017 Foi membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento entre 2001-2010; participou da Global Comission of Migration, junto a ONU, (2008-2009). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (12.2011 a 12.2013). Foi de 2006-2010 consultora da RITLA-Rede Ibero-americana de Tecnologia da Informação. Foi membro do Conselho Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Direitos da Mulher até 2007. Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de Sociologia, Estudos Culturais e Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, etnicidade e raça; migrações internacionais, gênero, família, mulher, feminismo, sexualidade, identidades e cidadanias, modernidade e metodologia de pesquisa. Presentemente desenvolve pesquisa sobre trabalho domestico remunerado, epistemologias feministas e o debate sobre reprodução social-trabalho domestico e maternidade- com ênfase na literatura assinada por autoras africanas e afrodiasporicas.

Mirla Cisne

Professora

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), doutorado em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na Universidade de Paris 7, sob orientação das Professoras Elaine Behring e Jules Falquet, respectivamente. Bolsista Produtividade em Pesquisa pq 2- CNPq Coordenadora e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS). Integrante do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa das Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF). Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Autora dos livros: Gênero, divisão sexual do trabalho e Serviço Social (Editora Outras Expressões, 2012); Feminismo e consciência de classe no Brasil (Cortez, 2014, 2ª Edição em 2018) e coautora do livro Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social, volume 8 da Coleção da Biblioteca Básica do Serviço Social (Cortez, 2018). Atua em projetos nos seguintes temas: feminismo, movimentos sociais, serviço social, relações sociais de sexo, raça e classe.

Samantha Lodi Corrêa

Professora

Doutora em Educação na UNICAMP, na área História da Educação, bolsista CAPES com Bolsa Sanduíche na Université de Rouen - França (julho 2014- junho 2015). Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009), na área História, Filosofia e Educação, graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp (2002) e licenciatura em História (2012). Professora das Faculdades Integradas Maria Imaculada nos cursos de Pedagogia, licenciatura em História e pós-graduação em História Social.

MEDIAÇÃO

Rita de Cássia Machado

Professora e Coordenadora

Professora de Filosofia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus Tefé, é vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UEA. É pesquisadora associada ao GT Filosofia e Gênero da ANPOF (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Filosofia), do qual é integrante do núcleo estruturante. Também é membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Tem diversas produções nos Estudos Feministas, na Filosofia Feminista e Mulheres.

PLANO DE AULAS

11/1 - Aula Inaugural - "A  EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA de NADEZHDA KRUPSKAIA"
Dra. Samantha Lodi Corrêa (UNICAMP)

12/1 - Aula 2 - Atualidade do Feminismo Marxista no Brasil -  Dra Mirla Cisne Álvaro (UERN)

Objetivo: Trabalhar fundamentos do feminismo, em uma perspectiva marxista, para o entendimento e enfrentamento das desigualdades no Brasil.

19/1 - Aula 3 - Formação da consciência militante feminista e luta de classe - Dra Mirla Cisne Álvaro (UERN)

Objetivo: Compreender a formação da consciência feminista e sua relação com a luta de classe e a construção do socialismo.

25/1 - Aula 4 -  O trabalho doméstico e questões para O Capital, debates sobre reprodução social - Dra Mary Garcia Castro (UFRJ)

Objetivo: Resgatar debates sobre o trabalho doméstico por feministas marxistas com ênfase nas contribuições atuais de Silvia Federici.

02/2 - Aula 5 - Modelando uma Teoria Social da Reprodução, focalizando contribuições de   Silvia Federici, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya - Dra Mary Garcia Castro (UFRJ)

Objetivo:  Discutir questões contemporâneas no marxismo, destacando a proposta por uma teoria da reprodução social das feministas marxistas Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya.

04/2 - Aula 6 - As Pensadoras Socialistas: Rosa Luxemburgo, Heleieth Saffioti e Ivone Gebara - Dra. Rita de Cássia Fraga Machado

Objetivo:  Apresentar o pensamento das socialistas Rosa Luxemburgo, Heleieth Saffioti e Ivone Gebara.