A continuação deste curso de Aperfeiçoamento em uma II Edição parte da constatação de que há uma grande lacuna de acesso ao conhecimento nas áreas de ciências humanas a respeito das leituras críticas em gênero, nos feminismos, bem como na valorização desses conhecimentos e pesquisas produzidos por mulheres. Também da vontade de cursistas que fizeram parte do Aperfeiçoamento I Edição em continuar seus estudos de forma sistemática e disciplinada. 

Conquanto os diversos feminismos tenham contribuído de variadas formas na conquista de direitos e reconhecimento social, político e econômico das mulheres, desde a segunda metade do século XX, estas análises permanecem pouco difundidas e pouco ancoradas e reconhecidas pelas humanidades. E, portanto, são pouco eficazes na promoção da equidade de gênero na Universidade, Escolas, e espaços públicos em especial na Filosofia como área de conhecimento. A lacuna é ainda maior no que diz respeito à inserção de mulheres nos cursos de graduação, pós-graduação e em aprovações em concursos públicos em todas as áreas. 

A proposta da continuidade em sua concepção teórico-prática-didática porque associa os fundamentos teóricos das abordagens feministas na filosofia, supre a carência de cursos em filosofia feminista nessa área no país, bem como oferta um curso que pretende ser 100% EaD reunindo as maiores especialistas e corpo docente do país. O curso compreende oito módulos de grande relevância para a filosofia e para os estudos feministas.

E nessa edição teremos dois seminários integradores. Os Seminários  terão como principal foco o enriquecimento curricular, por meio do desenvolvimento e da participação em seminários e estudos curriculares, atividades práticas que visam propiciar às estudantes vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional e por fim atividades de comunicação e expressão cultural.

 

Inscrições confirmadas até dia 23/02/22 ganham o Livro As Pensadoras vol. 1

MINISTRANTE

Alice Fátima Martins

Professora

Doutora em Sociologia, Mestre em Educação, Licenciada em Artes Visuais. Professora Titular na Universidade Federal de Goiás, no curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. Sendo professora, aprende mais do que ensina. Sendo pesquisadora, desaprende o que antes acreditava saber.

Bárbara Flores

Professora

Mãe da Rhara, Cainã e Kauai; Pertencente ao povo Borum-Kren (remanescentes botocudos - indígenas do tronco Macro-Jê da região dos Inconfidentes/ MG) e descendente Maxacali - é dançarina, professora, pesquisadora e escritora, graduada em Turismo - PUC-Minas; especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade - Faculdade Metropolitana/ BH - MG; Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UESC/ Ilhéus - BA; Membra Fundadora das Wayrakunas - Rede ancestral-filosófica, que se vincula à reflexão da resistência das indígenas mulheres no Brasil; Associação Multiétnica Wyka Kwara - GT Bem-Viver; Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara - Vila de Agricultura e Justiça. Autora dos livros: Filhos Melhores para o Mundo: por uma educação ambiental de berço; e, Ecofeminismo e Sustentabilidade Ambiental: uma análise a partir da organização social de comunidades indígenas e ecovilas.

Carolina Bezerra de Souza

Professora

Dra. Carolina Bezerra de Souza é professora de Novo Testamento e Teologia Feminista na Faculdades EST. Pós-doutora em Teologia Bíblica Feminista pela Faculdades EST, doutora e mestra em Ciências da Religião pela PUC Goiás, bacharela em teologia pelo STBSB, Engenheira Eletricista pela UnB.

Gisele Rose

Professora

Mestre em Relações Étnico-Raciais. Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Graduada em Filosofia. Filósofa, pesquisadora, escritora. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Atualmente, trabalha como professora de filosofia na SEEDUC-RJ.

Iasmim Martins

Professora

Psicanalista, doutora em Filosofia (PUC-Rio), graduada e mestre em Filosofia (UFRRJ). Profa. convidada da PUC-Rio (no curso de Pós-graduação em Filosofia Contemporânea) e dos cursos de MBA da FGV. Também é profa. substituta do Colégio Pedro II e profa e profa. de Filosofia na SEEDUC-RJ. Atualmente cursa estágio pós-doutoral em Filosofia na UFRJ, tendo como pesquisa a caça às bruxas e a crise ambiental, a partir das obras de Silvia Federici e de algumas teóricas ecofeministas. Interessada em pensar também a relação entre mulheres, Filosofia e Psicanálise. Membro do laboratório Filosofias do Tempo do Agora e dos GTs: Filosofia e Gênero, Mulheres na História da Filosofia e Filosofia e Psicanálise.

Maria Helena Silva Soares

Professora

Maria Helena Soares é doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021), onde também fez sua graduação (2012) e mestrado (2015). Sua trajetória acadêmica tem início com o pensamento de Gaston Bachelard e a epistemologia histórica francesa. Sua dissertação de mestrado: O problema da objetividade em Gaston Bachelard: um estudo acerca da fenomenotécnica e do realismo científico, defendida em 2015, recebeu o prêmio Master 2 da Association Internationale Gaston Bachelard, em 2020. Realizou estágio de doutorado sanduíche em Paris X Nanterre entre 2019 e 2020. É editora adjunta da Revista Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência. Seus interesses de pesquisas se concentram nas áreas de filosofia da ciência e nas epistemologias histórica e feministas. Atualmente, é professora substituta de Filosofia do IFRN - Mossoró.

Rita de Cássia Machado

Professora

Professora de Filosofia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus Tefé, é vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UEA. É pesquisadora associada ao GT Filosofia e Gênero da ANPOF (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Filosofia), do qual é integrante do núcleo estruturante. Também é membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Tem diversas produções nos Estudos Feministas, na Filosofia Feminista e Mulheres.

DISCIPLINA 01: ESTÉTICA, MULHERES E AS ARTES .

Professora: Dra. Alice Fátima (Currículo Lattes)

Dias: 09, 11, 12, 16, 18 e 19 de março

Horário: Quartas e Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA DA DISCIPLINA:

O bloco Estética, Mulheres e as artes estará organizado a partir de uma discussão inicial a crítica da formação de uma perspectiva estética, artística e filosófica engendrada em territórios masculinos, buscando sinalizar caminhos possíveis para pensar tais questões a partir de referenciais femininos. Nessa direção, será discutido o texto de Linda Nochlin, no qual pergunta porque não houve grandes artistas mulheres na história da arte. São discutidas algumas referências às obras de Safo de Lesbos, Mary Shelley e Margareth Atwood. Seguem-se os encontros organizados a partir de linguagens artísticas e as obras de algumas mulheres, buscando estabelecer as relações entre os contextos europeu, latino-americano e brasileiro: artes visuais, cinema, dança, teatro, música, histórias em quadrinho, fotografia e outras artesanias.

 

DISCIPLINA 02: FILOSOFIA, PSICANÁLISE E MULHERES.

Professora Dra. Iasmin Martins (Currículo Lattes)

Dias: 01, 02, 08, 09, 22 e 23 de abril

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA:

A presente disciplina pretender debater conceitos fundamentais da psicanálise freudiana e lacaniana acerca do tema: mulheres e feminilidade a partir da perspectiva crítica de filósofas, teóricas da psicanálise e psicanalistas, com o intuito de problematizar alguns conceitos psicanalíticos e discutir questões como: gênero, raça e colonialidade e, desse modo, pensar com, contra e para além da psicanálise. Para isso, recorreremos a autoras (es) tais como: Freud, Lacan, Butler, Preciado, Drucilla Cornell, Lélia Gonzalez, Silvia Alexim, Maria Rita Kehl, entre outras (es). 

 

DISCIPLINA 03: EPISTEMOLOGIA DE PENSADORAS NEGRAS

Professora Me Gisele Rose (Currículo Lattes)

Dias: 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de maio

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA

A Epistemologia não se constitui como uma disciplina filosófica, mas sim, é um modo de lidar com um problema filosófico. Por isso, a Epistemologia é considerada como a ciência do conhecimento, que investiga a realidade das coisas. Partindo desta perspectiva e das multiplicidades e complexidades do que podemos chamar do ‘ Evento Racial’, o curso tem como cerne pensar e debater as relações e vicissitudes entre Raça e Gênero a partir de uma proposta epistemológica pensada por pensadoras negras, tendo no que se convencionou chamar de “raça” a espinha dorsal. Assim, Racismo e Sexismo constituem linhas que costuram as reflexões e provocações apresentadas. 

O curso se propõe a abordar pensadoras negras que, agregam reflexões sobre de gênero em contextos afro-diaspóricos promovendo debates e desafios contemporâneos sobre ‘Raça e Gênero’ privilegiando as discussões e apontamentos das pensadoras: Azoilda Loretto da Trindade, Sobonfu Somé e Oyèrónké Oy?wùmí.

 

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO I

Professora Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (Currículo Lattes)

Dias: 17 e 18 de junho

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

 

DISCIPLINA 04: FEMINISMOS NA TEOLOGIA E NOS ESTUDOS DE RELIGIÃO

Professora Dra. Carolina Bezerra (Currículo Lattes)

Dias: 02, 03, 09, 10, 16 e 17 de setembro

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA:

Fazer conhecer o desenvolvimento feminista no campo da teologia e dos estudos da religião, as principais temáticas abordadas por teólogas feministas e da libertação, como abordam as interseccionalidades e quais são as suas ferramentas conceituais e práticas, fazendo conexões possíveis com os movimentos sociais e a educação popular.

Metodologia das aulas: Aula expositiva, debates, utilização de recursos digitais como slides, trechos de vídeos e música, lousa interativa, leitura e interpretação de texto, etc.

 

DISCIPLINA 05: EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS INDÍGENAS

Professora Dra. Bárbara Flores (Currículo Lattes)

Dias: 07, 08, 14, 15, 21 e 22 de outubro

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA:

O objetivo desta disciplina é pensar sobre o impacto da invisibilização sistemática e naturalizada pelo androcentrismo eurocêntrico acadêmico versus os caminhos do crescente fortalecimento das epistemologias feministas, com destaque aqui para o campo das lutas das indígenas mulheres. Como, à partir de nossos lugares enquanto indígenas mulheres, os efeitos da colonização se deram em nossos corpos, assim como, nossas experiências de vida e de produção de conhecimento sobre as trajetórias de vida pessoais, dos povos e das lideranças indígenas mulheres, bem como das divindades femininas, igualmente fortaleceram epistemologias decoloniais que se pautam por cosmologias indígenas e conhecimentos diversos de resistência histórica de enfrentamento às matrizes de desigualdades, tais quais o racismo, o etnocídio e o sexismo. 

 

DISCIPLINA 06: EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS

Professora Dra. Maria Helena Soares (Currículo Lattes)

Dias: 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de novembro

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h

EMENTA

Neste módulo percorreremos as epistemologias feministas a partir de três eixos temáticos: 1-instabilidade das categorias e parcialidade do conhecimento; 2- autoridade epistêmica e epistemicídio; e 3- gênero e ensino, ciência e diferença. Para isso, mobilizaremos pensadoras e pensadores que contribuíram de forma significativa para a composição e transformação daquilo que entendemos por epistemologia. Nosso objetivo é o de apresentar, a partir de uma abordagem temática, a heterogeneidade característica das epistemologias feministas passando por diferentes agentes e localizações. Nossa bibliografia caminha entre o Norte e o Sul Global em uma investigação acerca das metodologias e valores alternativos que diferenciam as diversas epistemologias feministas da tradição. Esperamos, com isso, dar a ver uma amplitude no diálogo e nas pesquisas feministas sobre ciência e conhecimento hoje.

 

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO II

Professora Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (Currículo Lattes)

Dias: 09 e 10 de dezembro

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 20:30h e sábados das 8:30h às 11:00h