Workshop Escrita Criativa é gratuito para associadas

28/04/2021

Participantes poderão aprofundar conhecimentos em temas como a escrita, o corpo e a história de cada uma; o poder da autoria; processo criativo, lugar do planejamento da escrita; estrutura narrativa, elementos de composição e construção da experiência do tempo e do espaço na ficção.

No mês de maio, a Escola As Pensadoras oferecerá o Workshop Escrita Criativa: “A escrita, o corpo e a história da gente”. O intensivo trará teoria, técnica e exemplos de narrativas, permitindo o reconhecimento e apropriação do processo criativo. 
 
Ministrado pela professora Andréia Alves Pires, Doutora em Letras - Escrita Criativa pela PUCRS, o workshop propõe a autodescoberta e o contar autoral inspirado na vivência do corpo, na observação da dinâmica dos tempos e espaços partilhados, e nas relações das pessoas com seu lugar de residir/existir. Além disso, busca ampliar o repertório para a escrita em toda sua complexidade, seja livre, dirigida, individual ou coletiva, abordando os desafios da escrita de narrativas de ficção, trazendo principalmente a construção dos elementos de composição tempo e espaço.
 
O workshop será online e acontecerá nos dias 25 e 28 de maio, das 18h às 20h30min. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. O investimento é de R$ 35,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais e oferece certificação de 6 horas. 
As associadas da Comunidade d’As Pensadoras se inscrevem gratuitamente. 

Sobre a professora: 
Andréia Alves Pires é Doutora em Letras - Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Mestra em Letras - História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Escritora de ficção, autora dos livros De solas e asas (2012), Um ninho no estranho (2013) e Azaleia para erva de passarinho (2018), e do romance O céu riscado na pele (inédito, vencedor do Edital Procultura 2019 - categoria literatura). Participou do romance colaborativo Condomínio Saint-Hilaire (2017), e das antologias Grenzenlos (2016), Naufrágios Urbanos (2015) e Vitrais: contos do Invitro (2015), entre outras publicações coletivas. Tem experiência nas áreas de Educação, de Comunicação e de Letras, com atuação nas séries iniciais - em classes de alfabetização, em assessorias de comunicação de instituições educacionais e de produção cultural, e em produção editorial. Dedica-se principalmente aos temas de escrita criativa, literatura brasileira contemporânea, poéticas do deslocamento e representações do feminino na literatura, jornalismo e educação. É jornalista da Universidade Federal do Rio Grande e editora da Concha Editora.