Sobre a Editora As Pensadoras

09/12/2020

O registro do conhecimento produzido por meio da Escola e sua democratização de acesso motivaram a criação da Editora As Pensadoras.

Editar livros, definir o que e quem publicar, como e quando publicar é um exercício de poder.

O mercado editorial tradicional tem 72% de seu território ocupado por autores do sexo masculino, brancos, residentes nas regiões sudeste e sul do Brasil, que se declaram heterossexual. Estes dados se referem às escolhas feitas pelas maiores editoras brasileiras em atividade e integram a pesquisa acadêmica coordenada pela professora Regina Dalcastagnè (UnB) e equipe de alunos pesquisadores.

Entre as pequenas editoras, especialmente as independentes, a bibliodiversidade se manifesta majoritariamente e este percentual não se sustenta. Nestes espaços de poder dominados pelos grupos diversos (mulheres, negros, indígenas, LGBTQI+, pessoas com deficiência) fica evidente a “infiltração” de células de inovação da cadeia produtiva do livro e do mercado editorial, corroído pela crise econômica agravada por obsolescência.

Nas frentes que buscam rupturas e reinvenções se identifica e se posiciona a Editora As Pensadoras.

Criada em 2020, a editora se apresenta favorável ao redimensionamento do papel social de agentes estratégicos: de autor/autora a leitor/leitora, incluindo editoras, distribuidoras e livrarias neste movimento. Assim, alinhada com o mercado editorial independente, As Pensadoras Editora apoia a propriedade intelectual fortalecida.

Por apresentar modos próprios de operação, propõe a revisão de processos produtivos e oferece às autoras participação diferenciada nos rendimentos, com base na economia colaborativa. 

No momento, As Pensadoras Editora tem constituído seu Conselho Editorial e já tem equipe formada para tratamento qualificado da produção acadêmica de filósofas brasileiras sobre feminismos. A primeira publicação foi lançada no primeiro semestre de 2021. O livro intitulado “As Pensadoras: vol. 1” conta com artigos de Alice de Carvalho Lino, Beatrís da Silva Seus, Carla Damião , Carmelita Britto, Cecília Pires, Janyne Sattler, Karina França, Lia Barbora, Loiane Prado Verbicaro, Silvana Ramos e Susana Castro, com prefácio de Rita Machado, e está disponível em nossa Livraria tanto em formato físico quanto em e-book. Estamos agora trabalhando no segundo volume da coleção. 

Larissa Mundim, coordenação editorial