Minicurso convida à reflexão epistemológica a partir de questões de gênero

24/06/2021

A agenda do mês de julho da Escola As Pensadoras tem um evento dedicado à reflexão sobre o fazer científico a partir de questões de gênero. É o  minicurso “Epistemologia feminista: Sandra Harding em perspectiva para uma ciência a partir de baixo”, que acontece nos dias 24 e 31 de julho (sábados), das 9h às 11h30.

Os encontros vão discutir a obra mais recente de Sandra Harding, filósofa estadunidense da standpoint theory, que debate as questões de gênero e diversidade, em seus marcadores interseccionais, como fundamentais para pensar a noção de objetividade forte. Seu trabalho se direciona a uma crítica pós-colonial em defesa de uma ciência feita a partir de baixo, considerando a diversidade das situações sociais.

A professora responsável pelo minicurso é Maria Helena Soares. Ela é doutoranda em Filosofia pela UERJ, onde também fez sua graduação e mestrado. Sua dissertação “O problema da objetividade em Gaston Bachelard: um estudo acerca da fenomenotécnica e do realismo científico”, defendida em 2015, recebeu o prêmio Master 2 da Association Internationale Gaston Bachelard em 2020. Atualmente, pesquisa sobre natureza e objetividade científica a partir das epistemologias históricas e feministas. Realizou estágio de doutorado sanduíche em Paris X Nanterre sobre a naturalização da racionalidade feminina na Modernidade. Participa do grupo de estudos em “Ciência, tecnologia e sociedade” e é editora adjunta da “Revista em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência”. Também participa dos coletivos Noéli e Filósofas na Rede, voltados à produção e divulgação de conhecimento sobre mulheres na filosofia.

As inscrições para o minicurso já estão abertas. O investimento é de R$ 50 para estudantes e R$ 65 para profissionais, com 15% de desconto para as Associadas da Comunidade As Pensadoras. A certificação é de 8 horas.