Aulas Inaugurais

Você sabia que todas as aulas inaugurais de nossos cursos são abertas ao público em geral? Todas ficam disponíveis em nosso canal do YouTube. Confira! Visite nosso canal do Youtube! (…)

Filme de Bruna Carolli foi parte da programação do II Fórum Virtual.

Filme gentilmente cedido para exibição no canal do YouTube d'As Pensadoras. Esteve disponível de 28 de julho (13h30) até 02 de agosto (13h30) como uma das atividades culturais do II Fórum Virtual.  s i l (…)

Filme de Joy Ballard e Larissa Mauro foi parte da programação do II Fórum Virtual.

Filme gentilmente cedido para exibição no canal do YouTube d'As Pensadoras. Esteve disponível de 28 de julho (13h30) até 02 de agosto (13h30) como uma das atividades culturais do II Fórum Virtual.  Filme (…)

Foto vencedora do concurso de Fotografias do II Fórum Virtual da Comunidade d'As Pensadoras

Queridas Pensadoras, Nesta segunda edição do Fórum virtual da Comunidade d'As Pensadoras, tivemos um concurso de fotografias com bélíssimas imagens propostas. A vencerdora foi Marcela Da Silva Barbosa, com a fo (…)

Seleção de Atividades Pedagógicas para 2022 - Cursos

Por meio de edital, a escola As Pensadoras torna público, no âmbito da Comunidade d’As Pensadoras, a seleção de quatro (4) atividades pedagógicas para compor parte da agenda de formação da Escola (…)

Campanha para impressão do primeiro volume da Coleção As Pensadoras via plataforma Apoia.se.

Se queremos transformar a realidade em que vivemos, de hegemonia masculina histórica, e dar o devido espaço para a produção intelectual de mulheres, precisamos ter coragem e união. Apenas juntas vamos superar as barreiras que (…)

Como feminista, de esquerda, antifascista, antirracista, entendo que colaborar com a bolsa é uma oportunidade que tenho para transformar meu discurso em prática. Sair da militância virtual para algo material. Entendo que conhecimento e oportunidades devem ser sempre compartilhados, mas nosso sistema se coloca como um desafio. Enfim, uma nano colaboração, mas que espero seja uma oportunidade bacana para alguém. Um abraço fraterno, feminista, lula livre, fora bozo e Marielle Vive!

Flávia Castelhano, apoiadora do projeto As Pensadoras em Sororidade

Sempre achei que alcançando os espaços decisórios de poder eu estaria fazendo algo pelo feminismo. Mas hoje eu vejo que essa caminhada só fará sentido se junto comigo eu levar e apoiar outras mulheres. Precisamos romper com o feminismo individualista, branco, elitista e lutar por um movimento com pluralidade de classe e etnia.

Tricia Schaindhauer, apoiadora do projeto As Pensadoras em Sororidade.

Ao longo do ano venho fazendo os minicursos das Pensadoras. Quero dizer que estou extremamente feliz e grata por todo o conhecimento compartilhado. Sou indígena-descendente Maxacali e faço parte do Wayra- Movimento Ancestral-Filosófico de Indígenas Mulheres, fundado em 2020 por Aline Kayapó, mas que vem sendo tecido ao longo dos últimos anos. O movimento tem o objetivo de ser uma rede de mulheres indígenas "pensadoras" para juntas construirmos um pensamento crítico à respeito da opressão e subjugação das mulheres indígenas. Isto é feito a partir de nossas histórias individuais e das histórias de nossas famílias e nossos povos diante dos processos coloniais impostos de diferentes formas sobre nossos corpos ao longo das últimas gerações. Aos poucos estamos construindo nossas pautas, áreas de atuação e projetos. Dentre os projetos, existe a ideia de criarmos a "Escola Wayrakunas" - de pensadoras indígenas contemporâneas."

Bárbara Nascimento Flores