11jan

Curso - As Pensadoras e o Socialismo

Em janeiro, a professora Rita de Cássia Machado irá coordenar o curso As Pensadoras e o Socialismo, acompanhada das professoras Mirla Cisne Alvaro e Mary Garcia Castro.

Nesse curso, estudaremos as concepções teóricas metodológicas do método materialista e as pensadoras que decolam do método, por teorias e reflexões críticas no decorrer dos séculos no Brasil e no mundo. Vamos trabalhar fundamentos do feminismo, em uma perspectiva marxista, para o entendimento e enfrentamento das desigualdades no Brasil.

Com tal vetor se resgatará debates sobre o trabalho doméstico por feministas marxistas com ênfase nas contribuições atuais de Silvia Federici e a modelagem de uma Teoria Social da Reprodução, focalizando também contribuições de Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya. O intuito das professoras será contribuir para a formação da consciência militante feminista e da luta de classe e no avanço do feminismo socialista. A aula inaugural será ministrada pela professora Rita Machado no dia 11 de janeiro, com o tema "As Pensadoras Socialista no Brasil: Rosa Luxemburgo, Heleieth Saffioti e Silvia Federici".

Serviço: 12 de janeiro a 2 de fevereiro, sempre nas terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Certificação de 20 horas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mais informações, clique aqui.